apresentação

equipe

curriculum

contato

projetos > planejamento de áreas,logística e transportes > requalificação urbana do largo 13 de maio

Requalificação urbana do largo 13 de maio: - espaço cívico e institucional

Atualmente o que podemos perceber é a falta de infra-estrutura e a saturação das grandes metrópoles. As soluções urbanísticas monofuncionais não satisfazem as exigências da sociedade atual. As ações sobre as cidades contemporâneas devem ser multifuncionais. É a defesa do programa híbrido, da mescla de usos diferenciados em espaços de uso coletivo, associando-se funções públicas e privadas. A importância do espaço público não está em ser mais ou menos extenso e sim referir-se os espaços privados fazendo deles patrimônio coletivo. A idéia desse trabalho é propor através de espaços de uso coletivo, tanto públicos quanto privados, uma nova articulação na cidade.

O ponto crítico para o projeto é o estrangulamento que ocorre no Largo 13 de Maio, onde muitos pedestres são obrigados a trafegar pelas ruas pela falta de espaço nas calçadas, completamente utilizadas pelos camelôs. Desse modo o projeto deverá resolver o fluxo de pedestres, criando-se um novo piso para o desenvolvimento de atividades ligadas ao espaço cívico, onde todos possam usufruir desse novo “lugar”. Ao mesmo tempo tem-se que resolver os conflitos existentes no viário, como a confluência da Avenida Padre José Maria com a Alameda Santo Amaro e a relação destas com o pedestre.

Copyright © 2005 GPA Gerenciamento Projetos Assessoria S/C Ltda. Todos os direitos reservados.